quinta-feira, julho 20, 2006

Religiosidade em Cocalzinho


Cocalzinho de Goiás é um município novo e ainda está construindo sua identidade cultural. Mas a religiosidade tem uma forte presença, principalmente entre os mais velhos. A maioria católica da população mantém altares dentro de casa, com imagens de santos, onde fazem suas novenas.
A aposentada Sebastiana Alves de Assunção, 75, é um exemplo clássico da goianidade. Muito católica, ela reza diariamente em frente ao seu altar, onde tem imagens e pôsteres de seus santos preferidos.
Nascida e criada numa fazenda em Corumbá, Sebastiana conta orgulhosa que tem este nome porque nasceu no dia de São Sebastião, 20 de janeiro.
Sebastiana mora em Cocalzinho desde a emancipação do município e diz que seu programa preferido sempre foi ir à igreja. “A casa de Deus é muito boa. Quando vamos à igreja, trazemos Jesus para casa. É em frente ao meu altar que converso com ele, que sempre me responde. Tenho muita fé em Deus.”
A Folia de Santos Reis, no dia 6 de janeiro, e as festas juninas são especiais para este povo religioso.
No campo da literatura, destaca-se o livro Esboço histórico de Cocalzinho de Goiás. O autor, Antônio Pimentel, registrou a história da emancipação política do município. É um precioso trabalho de documentação que serve de referência para estudantes e pesquisadores. No livro Destino de Amor, o poeta Luciano Petroceli rasga o seu coração em belos poemas românticos.
Sobre a publicação do seu livro, Luciano diz o seguinte: “Em minha vida persegui um sonho. Em torno deste sonho havia Deus para me fortalecer, dando forças para que eu continuasse lutando. Assim eu continuei, pois ele sabe o quanto eu queria este sonho, e mostrar que era capaz de realizá-lo.”
*Matéria publicada no jornal Diário da Manhã, no encarte "Goiás em Raio X" - Cocalzinho

Nenhum comentário: