quinta-feira, julho 20, 2006

Aprendendo à distância


Quando apresenta uma programação de qualidade, a televisão oferece resultados positivos. A instrutora de artesanato do Dim Dim, Nilva Bandeira, 48, conta que aprendeu seu ofício assistindo televisão.
“Aprendi artesanato no programa da Ana Maria Braga. Sou fã dela e sempre assisti desde o início, na TV Record e depois na Globo. Eu sou costureira, mas sempre gostei de trabalhos manuais. Anotava tudo que aprendia na tevê.”
Nilva diz que em Nova Veneza há muitas costureiras. “Antigamente, toda mulher aprendia a costurar, então o mercado aqui não é muito bom para esta atividade.”
Também foi com Ana Maria que Nilva aprendeu a aproveitar sucatas. “Passei a guardar jornais, latas de óleo, embalagens de refrigerantes, caixas de ovos etc.”
Utilizando a criatividade, Nilva foi transformando o que antes era lixo em objetos de decoração e brinquedos, que vendia. “Assim meu trabalho foi ficando conhecido e fui contratada para ensinar no Dim Dim. Ganho um salário mínimo por mês, como instrutora de artesanato. Vivo com minha mãe, que é idosa e doente. Ela ganha um salário de aposentadoria e essa é a nossa renda.”
A instrutora se diz feliz com seu trabalho. “É ótimo poder ensinar. As crianças gostam de fabricar seus brinquedos. Também há a possibilidade de ganhar algum dinheiro vendendo os trabalhos”. Nilva se diz grata ao programa.
Tiago Correia da Silva tem dez anos e está aprendendo a confeccionar caixas de presentes com Nilva. “Gosto do curso. Quando crescer, eu já saberei fazer alguma coisa. Minha mãe é costureira e meu pai é soldador. Quero vender meu trabalho para comprar as coisas que tenho vontade de ter. No momento, eu gostaria de comprar um monte de bom-bons e comer tudo sozinho.”

*Matéria publicada no jornal Diário da Manhã - encarte "Goiás em Raio X" - Nova Veneza

Nenhum comentário: