sábado, dezembro 28, 2013


The dream: o sax que embala sonhos


"The dream" é uma das minhas músicas preferidas, e também um dos maiores sucessos do saxofonista David Sanborn. Ele nasceu em 30 de julho de 1945,em Trampa, Florida, mas cresceu em Kirkwood, Missouri e é o saxofonista norte-americano mais comumente associado com smooth jazz.

Sanborn sofria de poliomielite em sua juventude e começou a tocar o saxofone por conselho do seu médico, para fortalecer os músculos do tórax enfraquecido e melhorar a sua respiração. Ele tem sido um músico altamente requisitado desde o início da carreira, na década de 1960.

David começou sua carreira profissional como membro da banda de Paul Butterfield's. Uma das suas primeiras gravações foi no álbum Young Americans, de David Bowie. Nessa época, o saxofonista ganhou fama e nos dez anos seguintes tocou para uma deslumbrante variedade de artistas, como Stevie Wonder, Marcus Miller, Paul Simon, Jaco Pastorius, o Brecker Brothers, Bob James, James Taylor, Al Jarreau, George Benson, Donny Hathaway, Elton John, Gil Evans, Carly Simon, Billy Joel, Roger Waters e Steely Dan.

Paralelamente à sua carreira como músico de jam session, Sanborn tornou-se um dos mais vendidos e respeitados instrumentistas dos últimos quarenta anos, ganhando vários prêmios, incluindo Grammys por "Voyeur (1980)" e "Straight to the Heart". Ao longo da sua trajetória, David sanborn tem contornado as bordas do free jazz. Na sua juventude ele estudou com Roscoe Mitchell e Julius Hemphill.
No panteão dos deuses da música, ele se nivela com Miles Davis, Lou Reed, Santana, Youssou N'dour, Curtis Mayfield, dentre outros gigantes.

Comments

Luxúria Sunday, August 30, 2009 10:19:25 AM
Bom gosto. Linda música.
Maria José SáMariazeze Sunday, August 30, 2009 11:15:16 AM
Obrigada, você também tem bom gosto.
Edmundo Galiza MatosEGMatos Thursday, December 3, 2009 1:48:11 PM
Oi Maria.
Sou moçambicano. Jornalista da Rádio Moçambique, empresa pública, baseada em MAPUTO, a capital de Moçambique.
Li a pequena notícia sobre o DSanborn. Não desgosto dele. É daqueles que se ouve quando, por qualquer motivo, nos sentimos mortificados. O que não concordo é incluir o David Sanborn numa lista que inclui MILES DAVIS. Isso, minha cara amiga, não concordo. O Davis é qualquer coisa que ficará para sempre na história da música universal.
Mas.... tudo bem.
Já agora: O David Sanborn tem um disco feito em parceria com Bob James. Uma das faixas mais bonitas chama-se ..... MAPUTO???? já procurei conhecer alguma relação entre aqueles dois e a capital do meu país. Estás em condições de me esclarecer?
Edmundo Galiza MatosEGMatos Thursday, December 3, 2009 1:50:15 PM
Já agora Maria.
Se precisares de qualquer coisa do meu país: música, livros, etc..... não exite.
eagmatos@gmail.com

Maria José SáMariazeze Thursday, December 3, 2009 2:20:17 PM
Obrigada pela visita. Sou apaixonada pela cultura africana, de onde vem as raízes da cultura brasileira. Tenho interesse em estabelecer um intercâmbio cultural, sim, obrigada pela oportunidade.
Gosto muito de David Sanborn e "The Dream" é uma das minhas músicas preferidas, mas não a relaciono com momentos "mortificantes", pelo contrário, ela me transmite paz de espírito.
Amo Miles Davis, principalmente a leitura que ele fez do "Concierto de Aranjuez", a introdução é celestial.
Talvez eu tenha me empolgado na comparação, mas acho o Sanborn genial também. Direito meu...
Vamos nos falando.
beijo brasileiro

How to use Quote function:

  1. Select some text
  2. Click on the Quote link

Write a comment

Nenhum comentário: