sábado, dezembro 28, 2013

Jaya sri Ravi Shankar! ki jay!

O lamento do sítar se faz mais sentido com a passagem de Ravi Shankar para o plano espiritual.
Na década de 60, o Oriente invadiu o Ocidente com a mudança dos indianos Srila Prabhupada e Ravi Shankar, entre outros, para os Estados Unidos. Seduzido pelos ensinamentos de Srila Prabhupada, que trouxe a Bhagavad Gita, e pela música transcendental do mestre Ravi Shankar, o beatle George Harrison foi um dos principais divulgadores da cultura hindu.
Tanto a música clássica indiana, as Ragas, quanto a música religiosa devocional, os kirtans e mantras, continuam tocando profundamente o coração dos ocidentais que buscam elevação espiritual.
Existem inúmeras formas de meditação mas, sem sombra de dúvida, é através da música, ou do mais profundo silêncio..., que o homem mais se aproxima de Deus. Assim como muitas músicas clássicas - como as de Bach, por exemplo- a música indiana eleva a mente, transcendendo as barreiras do mundo material.
Quem já experimentou a espiritualidade hindu, seja por Krishna, Budha, Yogananda, Sai Baba, Osho ou outros mestres, não consegue se desligar completamente dos ensinamentos, por mais que se afaste deles.
Só pode me entender quem já fez alguma "viagem transcendental" ouvindo música oriental. A mente se acalma e por instantes se desliga do barulho deste mundo doente. Os indianos trouxeram para o ocidente a mensagem tão bem compreendida e difundida pelos Beatles: "All we need is love."

* Na foto, Ravi Shankar e George Harrison.
 

Nenhum comentário: