terça-feira, maio 06, 2008

Réquiem para um amigo



Sonho que estou conversando com meu meu grande amigo, o dr. Vasco Martins Cardoso, na sua sala do laboratório de Patologia Humana, no Hospital do Câncer. Acordo num sobressalto, olho no relógio, é uma hora da manhã e faz muito frio. Não consigo mais dormir. Hoje vou à missa, e vou oferecê-la para a alma dele.
Dr. Vasco se foi no natal de 2005, após sofrer por três anos com o Mal de Alzheimer, diagnosticado por ele mesmo. Foi muito dolorido assistir meu mestre se definhando aos poucos, até não restar mais nada.
Antes de estudar Jornalismo, eu cursei Ciências Biomédicas, na Universidade Católica de Goiás, onde fui aluna do famoso dr. Vasco em duas disciplinas: Citologia e Patologia Humana.
No segundo semestre do curso, fui trabalhar no Hospital do Câncer e lá fiquei por quatro anos, trabalhando com meu mestre, que se tornou meu grande amigo e conselheiro. Como estudava demais e trabalhava demais, tive intoxicação provocada pelos produtos químicos utilizados no laboratório, quase morri, e o médico me proibiu de continuar na área de saúde. Foi aí que optei pelo Jornalismo e comecei tudo de novo, mas isso é outra história...
A seguir, relato um pouco da minha convivência com o grande médico patologista Vasco Martins Cardoso, uma lenda na medicina brasileira, que deixou muita saudade.

Nenhum comentário: