domingo, outubro 04, 2009

América Latina chora a morte de Mercedes Sosa

"Si se calla el cantor, calla la vida"



América Latina chora a morte de Mercedes Sosa

‎domingo, ‎4‎ de ‎outubro‎ de ‎2009, ‏‎16:48:53 | MariazezeIr para artigo inteiro

["Si se calla el cantor, calla la vida". Hoje a América Latina ficou mais triste, com a morte de Mercedes Sosa. Uma tristeza imensa me invade. É como se, com ela, a esperança de um continente unido e mais justo também morresse. O sonho acabou de vez.
Venho de uma família de idealistas e cresci ouvindo Mercedes.
Tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente e entrevistá-la no Memorial da América Latina, em São Paulo, em 1991. Quero lembrar-me dela, como a vi:
Dezenas de jornalistas aguardavam "La Negra" para a coletiva. De repente chega uma índia baixinha, gorda, elegante, super simpática, sorridente, usando um perfume marcante (que me lembra o "meu" Chanel), com um copo de conhaque na mão. Um fotógrafo do Estadão a avistou de longe e foi encontrá-la correndo e gritando: "Mercedes, eu te amo". Foi uma festa. Ela atendeu a todos, sempre super simpática.
Durante o show de inauguração do Parlamento da América Latina, eu fiquei na área reservada para a imprensa, bem na frente, de onde fotografei. Esse foi "o show". Tinha mais de 10 mil pessoas no pátio do Memorial da América Latina. Tudo foi pura emoção.
Como estava próxima do palco, observei os mínimos detalhes. No ar, um cheiro suave de rosas que vinha de insensos queimando nos quatro cantos do palco.
Mercedes entrou usando seu poncho vermelho e carregando seu inseparável tambor indígena. Uma figura imponente e ao mesmo tempo maternal, serena, voz forte.
Ela cantou mais de dez músicas com o coro de 10 mil vozes. No final, Milton Nascimento, Tânia Libertad, León Gieco, Fito Paez e outros grandes que lá estavam entraram no palco e todos juntos cantaram "Gracias a La vida".
Neste momento de profunda emoção, só posso dizer: Gracias a la vida que me ha dado la oportunidad de conocer Mercedes Sosa.

2 comentários:

... "gigi"... disse...

Zezé amiga minha

Temos mesmo algo em comum. Postei o mesmo video de Mercedes no meu blog.
Até então não tinha visto no teu, agora, agorinha mesmo, vim visitar-te e deparei com o mesmo.
Fiquei surpreza, parece coisa combinada.rs
Gostava de ouví-la em silêncio, ganhei um cd de um amigo muito querido que é fã fanático dela.
Ela se foi, mas tua voz jamais será esquecida.

Un beso querida

~*Rebeca*~ disse...

Adorei!